Notícias

lipedema: uma doença da moda?

O lipedema é uma condição muitas vezes mal compreendida e frequentemente confundida com simples obesidade ou celulite. Trata-se de uma doença crônica que afeta principalmente as mulheres e é caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura em áreas específicas do corpo, como pernas, coxas e, em alguns casos, braços. Este acúmulo não está relacionado ao excesso de peso em geral e pode estar acompanhado de dor, sensibilidade ao toque e hematomas.

O diagnóstico é clínico, durante a consulta o cirurgião vascular investigará sinais e sintomas, que algumas vezes passam despercebidos pela paciente. Além de um exame físico detalhado, no qual identificará as áreas afetadas. Exames de imagem como o ultrassom doppler pode ser realizado, principalmente se houver doença venosa associada.

Apesar de ser uma condição na qual não tem cura, tem tratamento. Sendo este multidisciplinar, baseado nos seguintes pilares:

– Dieta: geralmente com baixa ingesta de carboidratos e sem glúten ou açúcar;
– Atividade física;
– Drenagem linfática manual;
– Elastocompressão.

E não, lipedema não é doença da moda. Fala-se mais sobre o assunto desde o ano de 2022, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o lipedema como doença, portanto, ocorreu um aumento nos estudos sobre a condição.

O lipedema pode ter um impacto significativo na vida das mulheres que a sofrem. A conscientização e a educação sobre esta condição são essenciais para garantir suporte e tratamento.

Se você suspeita que pode ter lipedema ou tem perguntas sobre essa condição, entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e um plano de tratamento individualizado. Estamos aqui para ajudar você a entender sua saúde e a encontrar as melhores opções de cuidado.

Agende agora mesmo sua consulta

Depoimentos

Contato

Possui alguma dúvida? Agende o seu horário e fale com algum dos nossos profissionais capacitados.